Elastografia Hepática: Avaliação do fígado sem dor

 

A elastografia hepática é um exame utilizado para avaliar a fibrose hepática, que reflete saúde e os danos no fígado causados por doenças crônicas nesse órgão, como hepatite, cirrose e presença de gordura.

 

Esse exame é rápido, não causa dor e não precisa de agulhas ou cortes, podendo também ser usado para diagnosticar doenças, substituindo a biópsia em muitos casos.

 

A elastografia hepática dura em média de 5 a 10 minutos, não sendo necessário nenhum preparo ou jejum antes do procedimento. Ela pode ser chamada de ultrassônica transitória ou ARFI, dependendo do aparelho que é utilizado.

 

O exame é realizado de forma semelhante ao de ultrassonografia, em que o paciente fica deitado de costas e com a camisa levantada para expor o abdômen, onde o médico coloca o gel lubrificante antes de passar a sonda que irá gerar imagens na tela do aparelho, a partir das quais o diagnóstico e a progressão da doença serão avaliados.

 

Ele pode ser utilizado para avaliar os seguintes problemas de saúde:

  • Hepatite;

  • Gordura no fígado;

  • Cirrose;

  • Colangite esclerosante primária;

  • Hemocromatose;

  • Doença de Wilson.

 

Além de ser utilizado para diagnosticar e identificar a gravidade destas doenças, esse exame também pode ser utilizado para avaliar o sucesso do tratamento, pois consegue avaliar a melhora ou piora do tecido hepático.

 

Agende agora seu exame de Elastografia Hepática com nossa Central de Atendimento (54) 3203-2200!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Vero Dellaudo e Hospital Geral firmam parceria para procedimento inovador no tratamento do Câncer de Mama

April 10, 2019

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive