DENSITOMETRIA ÓSSEA

MENOR TEMPO NA SALA DE EXAME

Exames mais rápidos e tranquilos

O que é Densitometria Óssea? 

A densitometria óssea é um exame de radiologia utilizado para diagnosticar quadros de osteoporose, doença onde a densidade de minerais presentes nos ossos é baixa, com rapidez e precisão. O resultado é comparado com padrões para idade e sexo.

 

O exame é realizado através de um equipamento que consiste numa fonte de energia direcionada para regiões específicas do esqueleto (geralmente coluna lombar e quadril direito), e um leitor que mede a diferença entre a quantidade de energia emitida (sempre constante e conhecida) e a quantidade de energia que chega a um detector, traduzindo a energia absorvida pelas regiões analisadas, ou seja, quanto maior a quantidade de cálcio no esqueleto, mais denso ele é.

Vantagens e diferenciais

A medida da Densitometria Óssea tem interesse médico em todas as situações em que há suspeita de enfraquecimento ósseo por perda de cálcio, nas formas de osteopenia (perda leve à moderada) e osteoporose (perda severa), tanto de forma primária ou fisiológica (envelhecimento), como secundária ou patológica (doenças metabólicas, uso de alguns tipos de medicamentos, insuficiência renal crônica, entre outras).

 

Além de ser utilizada para diagnosticar a Osteoporose, a Densitometria Óssea é considerada o melhor método para avaliação da Composição Corporal, já que se utiliza de uma fonte de raios-x duo energética para a aquisição de imagens.

Contra-indicações

A Densitometria Óssea é contra indicada para pacientes grávidas. 

Indicações

Este exame é indicado para: 

  • Todas as mulheres em fase de pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa;

  • Todas as mulheres com 65 anos ou mais, com ou sem fatores de risco adicionais;

  • Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal por períodos prolongados;

  • Homens e mulheres que fazem uso de hormônios tireoidianos, corticosteroides e medicamentos anticonvulsivantes;

  • Crianças, quando há necessidade, de acompanhar o desenvolvimento ósseo em doenças osteometabólicas e regimes dietéticos para emagrecimento;

  • Atletas ou pessoas que desejam saber sua gordura e massa corpórea.

Orientações

A Densitometria Óssea é um exame indolor e não necessita jejum ou outro preparo prévio. No entanto, não é recomendado fazer uso de medicação que contenha cálcio no dia do exame, assim como não devem ser realizados exames que utilizam contraste metálico (bário e iodo) ou de medicina nuclear até pelo menos 15 dias antes. Durante a obtenção das imagens, o paciente deve ficar imóvel, e não pode usar roupa que contenha algum componente metálico.

 

É necessário estar na clínica com 20 minutos de antecedência para realização de cadastro.

 

Importante: traga seus exames anteriores completos (laudo e imagem). 

Pré-agende seu exame online. 

Maior agilidade, facilidade e

comodidade para você!

  • Página Oficial - Vero Dellaudo
  • Perfil Oficial - Vero Dellaudo

© 2019 por Vero Dellaudo - Diagnóstico por Imagem.